Veja os benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está cada vez mais presente em empresas que desejam alavancar vendas, atrair visitantes e se destacarem em meio à concorrência, com estratégias certeiras.

De antemão, quem deseja permanecer relevante para os consumidores necessita de visibilidade online. Não basta apenas estar na internet, mas sim, fazer dela um meio de conquistar a atenção dos clientes e assim ser referência no mercado.

Para ajudá-lo a escolher as melhores técnicas preparamos esse guia, ficando mais fácil entender o que é Marketing de Conteúdo e como implantá-lo na sua empresa. Preparado para aprender? Boa leitura!

O que é Marketing Digital?

Em suma, marketing digital pode ser definido como ações de comunicação, onde as empresas conseguem divulgar e vender seu produto ou serviço por meio da internet, celular e demais meios digitais. Esse método serve para conquistar novos clientes e potencializar a rede de relacionamento.

O pai do marketing, mais conhecido como Philip Kotler, define marketing como um processo social por meio do qual as pessoas e grupos satisfaçam seus desejos e necessidades junto à criação, oferta e negociação livre dos produtos ou serviços.

Pode ser definido ainda como um conjunto de atividades que uma empresa realiza de maneira online. O foco principal é atrair novos negócios, sejam eles destinados a grandes ou pequenas empresas, criar relacionamentos e, claro, desenvolver uma identidade para a marca.

Além do uso de redes sociais, e-mail marketing e sites, o marketing digital não atua sozinho. Para ser completo, utiliza estratégias de SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. A web permite a proximidade da empresa e público-alvo, juntamente com uma comunicação correta.

O que é Marketing de Conteúdo?

A grosso modo, marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que busca promover engajamento do público-alvo e, consequentemente, aumentar a sua rede de clientes por meio de conteúdos relevantes.

Esses conteúdos podem ser por de textos, vídeos, ebooks e posts em redes sociais. O foco não deve ser apenas vendas, mas proporcionar benefícios para o leitor, mostrando soluções de problemas e esclarecimento de dúvidas. A venda entra como uma consequência desse processo que é dividido em cinco etapas:

  • Planejamento: deixar claro quais os responsáveis pela tarefa e métodos para atingir as metas;
  • Persona: com a persona definida, fica mais fácil criar conteúdos com clareza;
  • Elaboração dos conteúdos: podem ser apresentados em qualquer formato, desde que façam sentido ao público;
  • Distribuição: não basta apenas fazer. Os conteúdos precisam ser promovidos nos canais que as personas estão, por exemplo;
  • Mensurar os resultados: analisar os resultados significa ter certeza de que as ações estão funcionando.

O marketing de conteúdo tem como objetivo final proporcionar resultados positivos para as empresas, visando sempre uma boa posição nos navegadores de pesquisa.

Quais métricas se preocupar?


A produção de conteúdo, independentemente do meio escolhido, requer pesquisa, planejamento e mensuração.

Ferramentas existentes no mercado estão auxiliando e deixando o processo cada vez mais simples, garantindo sempre resultados positivos, tornando-se possível medir tudo no mercado digital.

Pensando em você, separamos as métricas mais importantes e que merecem atenção. Assim, será possível identificá-las e saber quais utilizar para turbinar o seu posicionamento e, claro, atingir suas metas dentro do marketing. Acompanhe!

Métricas de consumo

Mostra o tipo de conteúdo que mais está sendo consumido e por quais pessoas. Permite ter conhecimento dos comportamentos de audiência presentes em:

  • Blogs ou sites: você consegue analisar as visitas em páginas e o tempo gasto em cada uma;
  • E-mail: com um software de e-mail marketing é possível medir a abertura e cliques em e-mails;
  • Ativos: o consumo é medido pela contagem do número de downloads ou formulários preenchidos como PDFs e eBooks.

Métricas de retenção (subscription)

Permite realizar análises de acordo com a capacidade que você tem de conquistar a atenção dos consumidores. 

  • Blogs ou sites: apresenta a porcentagem das taxas de retorno e rejeição, páginas por visitas e frequência de visitas;
  • E-mail: permite acompanhar a quantidade de descadastramento na lista de e-mail, assim como a taxa de cadastro;
  • Mídias sociais: trata-se do número de seguidores que o seu perfil tem.

Métricas de compartilhamento

É possível acompanhar se o seu conteúdo é exatamente o que as pessoas querem receber. Só pode ser realizado quando o seu conteúdo é aprovado ou compartilhado.

Métricas de engajamento

Fundamentais para descobrir se os leitores estão tendo ações após ver seu conteúdo. Mede ainda a frequência que esses engajamentos acontecem. 

  • Blogs ou sites: serve para saber quanto tempo durou a sessão e quantas páginas foram acessadas por sessão;
  • Blogs ou sites +  mídias sociais: mede a interação em comentários.

Métricas de prospectos (leads)

Auxilia o acompanhamento de atividades de meio de funil, fazendo com que os leads sejam direcionados para partes específicas. Utiliza ferramentas para gerar novos prospectos, saber a quantidade de leads e quais conteúdos atuam na taxa de conversão do funil.

Métricas de vendas

Analisa, juntamente ao SEO, se o conteúdo está influenciando nas vendas, contabilizando a quantidade gerada pelos leads. Diferente da métrica de prospectos, não mede a interação primária, mas qualquer contato que tenha ocorrido entre o lead e o conteúdo.

Métricas de produção

Mede todo aproveitamento de tempo na produção de um conteúdo. Dá as métricas de quanto tempo você e sua equipe demoram entre produção e publicação, demonstrando se o conteúdo está acompanhando a velocidade daqueles que acessam seu site.

Métricas de custos

Da mesma forma que as métricas de produção, controla toda eficiência do processo, calculando custos de equipe para cada conteúdo produzido.

Métricas de ROI

É uma junção de todas as métricas. Permite que o ROI (receita gerada) meça cada conteúdo produzido. Utiliza estratégias de marketing relevantes para a sua marca, auxiliando em um bom posicionamento, tornando-se referência.

Saiba como fazer uma pesquisa de palavra-chave

Para alcançar um bom tráfego orgânico é fundamental que o conteúdo publicado no seu blog, ou qualquer meio digital, seja relevante para o público. Porém, você sabia que as pessoas encontram seus conteúdos por meio da palavra-chave?

O termo palavra-chave é composto por uma ou mais palavras com o intuito de resumir o que o conteúdo abordará. Dentro do marketing, serve como um guia para as otimizações do site ou da página, auxiliando na atração de novos visitantes pelo Google.

Em quase 100% dos casos, o objetivo principal é aumentar o tráfego orgânico de um blog. 

Para alcançar esse aumento, podem ser utilizadas duas formas, visando sempre as oportunidades. Confira!

Palavra-chave head tail

São consideradas com maior volume de buscas mensais dentro de um nicho específico. A palavra marketing, por exemplo, é uma head tail, contabilizando mais de 60 mil buscas por mês  nos motores de busca. 

Palavra-chave long tail

Completamente diferente, a long tail ou palavra-chave de cauda longa são consideradas as mais específicas durante as pesquisas.

Contam com um número menor de buscas, e o foco é em um nicho específico. É possível ter menos concorrentes e ainda conseguir o rankeamento com facilidade. 

Afinal, como realizar uma pesquisa de palavras-chave?

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de palavras-chave, é hora de colocar em prática e descobrir como realizar uma boa pesquisa. 

As ferramentas existem para facilitar os processos. Dessa maneira, algumas podem e devem ser utilizadas na busca por palavra-chave, e a posição que elas se encontram. São elas:

De uma forma resumida:

  • Encontre os principais termos do negócio;
  • Remova termos sem sentido;
  • Encontre palavras long tail;
  • Descubra qual o volume de busca de cada palavra;
  • Descubra se o site está bem posicionado no Google;
  • Saiba as dificuldades, oportunidades e potenciais de cada termo.

Benefícios no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo gera credibilidade, aumenta as vendas e faz com que os clientes se apaixonem pela sua marca. Isso só é possível ao produzir conteúdos relevantes e de interesse do público, provocando curiosidade.

Alguns benefícios podem ser úteis para conquistar ainda mais leads com o marketing de conteúdo, ou seja:

  • Mais conteúdo para o seu site;
  • Melhor taxa de conversão dos leads;
  • Bons resultados de ranqueamento nos motores de busca;
  • Mais tráfego;
  • Marca mais conhecida;
  • Relacionamento sólido com os clientes;
  • Fidelização com clientes.

Todas essas vantagens resultam no objetivo final, que é aumentar as vendas da sua empresa. O marketing de conteúdo conquista seu público antes mesmo dele se tornar um cliente em potencial.

Um conteúdo bem feito faz com que ele queira fazer parte da sua lista de clientes fiéis. Ademais, é o grande responsável durante as etapas da jornada de compra, como atração de leads, conversão e fidelização. Se você deseja aumentar suas vendas, é hora de apostar nessa estratégia.

Por fim, é preciso ir em busca dos melhores resultados e tudo que o marketing pode proporcionar para o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer com o marketing de conteúdo!

Anterior Inside Digital Earns Clutch Leaders Award for Brazil’s 2021 Top Tier SEO Firm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *